Moldar, recriar, transformar: oficina de argila

O cântico da terra

Cora Coralina

“Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.

Obter argila

aproximar da terra.

Escolher do chão o que vai esculpir os sentidos.

(Maurílio e sua mãe, Dona Veneranda, extraindo argila às margens de seu lago, para dividir com os colegas da turma do 7º semestre de Pedagogia)

Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
e certeza tranqüila ao teu esforço.

Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador, e a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e Paz.

Eu sou a grande Mãe Universal.
Tua filha, tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.

A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.

E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranqüilo dormirás.

Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho,
do gado e da tulha.
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.”

“O artista seleciona, escolhe, reordena, recria, reedita os signos, transformando e criando novas realidades. Ele pode fazer uma árvore azul, o céu verde, aludir com sons à ideia de uma catedral. A arte não representa ou apenas reflete a realidade, mas é também realidade percebida, imaginada, idealizada, abstraída.” PCN Arte.

12 respostas em “Moldar, recriar, transformar: oficina de argila

  1. Nossa bateu uma saudade de nossas aulas de Arte na UniPaulistana!
    Parabéns por mais uma postagem voltada a cultura, a educação e a arte.

    Reginaldo Viana

    • Reginaldo, tenho muita saudade de toda a sua turma na UniPaulistana. Foi uma turma muito especial, não é? Obrigada por acompanhar o blog e sucesso nos seus projetos. De longe ainda fico de olho em vocês! Beijão.
      Lucia

  2. Olá Professora, tudo bem?
    Eu também tenho muitas saudades de suas aulas. Como foram gratificantes para mim!
    Seu blog é muito interessante.
    Obrigada por se lembrar de mim.
    Desejo-lhe muito êxito. Que Deus a Abençoe!
    bjs Eudete

    • Querida Eudete,
      Que bom receber uma mensagem sua. Saudade também!
      Tomara que eu consiga colaborar com vocês sempre. A intenção do blog é essa. Quem seguir sempre receberá as notícias e informações.
      Amém e muitas bençãos para você também!.
      beijão
      Lucia

    • Oi Julio.
      Se a Camila me enviar as fotos que fez, posso postar aqui no blog.
      Também adorei a oficina de música. Entre outras coisas, ter a oportunidade de aprender a cantar e dançar uma música xavante com o José Robri Umnhate foi muito especial.
      Um abraço!
      Lucia

  3. Oiee Lucia!!

    Ficou lindo o post!! Os versos complementam as imagens!!
    As oficinas estão sendo uma vivência maravilhosa! Coisa que agente não esquece…
    Sabe de uma coisa? Você, nas suas aulas, passa tanto amor no que faz, que não tem como se empolgar com tudo o que você propõe! E tudo tem sido muito válido!!!

    Parabens Prô!!

    Abraço!

    • É preciso ter amor mesmo Rebeca. Se um dia deixar de ter e perder o sentido, é preciso fazer outra coisa.
      Esse amor significa acreditar na formação de pedagogos como um caminho para que as crianças brasileiras possam ser melhor atendidas, mais respeitadas e amadas também.
      O objetivo final é esse.
      beijão!
      Lucia

    • Talissa,
      O Maurílio me contou que sua mãe, D. Veneranda, ainda não se “recuperou da emoção” de ter participado, de retirar argila do lago, ter ido à aula fazer uma escultura conosco e depois, se ver no blog.
      Tão simples e tão lindo, né?
      Também fico sem palavras.
      beijo,
      Lucia

Deixe uma resposta

